www.ifar.com.br

Home
19 de agosto de 2017
Menu prinicipal
Home
Quem somos
Contato
Convênios
Cursos
Pesquisar
Perguntas freqüentes
Documentos
Aluno online
Dicas para o concurso de Bombeiro Militar do DF PDF Imprimir
Por Administrator   
06 de julho de 2016

Considerações sobre os editais do CBMDF 2016

Olá, pessoal.

Enfim saíram os editais para o CBMDF e com isso gostaria de tecer alguns comentários a respeito:

1) O primeiro ponto que deve ser definido é o seu objetivo no certame: se vai concorrer apenas para oficial, apenas para soldado, ou para oficial e soldado.  Tendo em vista que os conteúdos para oficial e soldado guardam grande semelhança e as provas serão aplicadas em turnos distintos, considero muito interessante que o candidato se organize para concorrer aos dois cargos. É bem verdade que algumas disciplinas, como Matemática, têm níveis diferentes de abordagem nos editais de oficial e soldado, mas não é nada que um bom planejamento de estudos não resolva. Além disso, o curso Super 2 em 1 do Ifar vai abordar com a já reconhecida qualidade esses conteúdos por completo (corra que talvez você ainda consiga o desconto de R$ 1.000,00 para as primeiras 50 matrículas, rsrsrs).

2) Os concursos do CBMDF têm por característica abordar disciplinas que não são usuais nos concursos de um modo geral, como Matemática, Química, Física, Biologia (para soldado operacional), Agenda Ambiental (novidade desse concurso), Emergências Pré-Hospitalares. Isso inibe muito a concorrência qualificada dos candidatos, ou seja, aquelas pessoas que já estão se preparando há algum tempo para concursos diversos não têm o hábito de estudar essas disciplinas e naturalmente não se sentirão seguras para adentrar nesse certame. A presença dessas disciplinas exige também uma preparação mais específica, em uma instituição com histórico de resultados satisfatórios em concursos dessa natureza, pois certamente elas serão o diferencial. Nesse sentido, o Ifar, mais uma vez, se mostra a principal alternativa (basta ver os resultados obtidos nos concursos para Perito Criminal PCDF/PF, Papiloscopista PCDF/PF, Perito Médico Legista PCDF, SESDF, Analista Ambiental entre outros que exigem bastante esse tipo de conhecimento).

3) Outro fator inibidor para a concorrência, logo importante a se considerar, é o limite de idade exigido: 28 anos (35 anos para oficiais de saúde) até a data da inscrição. Considerando que as pessoas concluem, em média, a graduação aos 23 anos, o intervalo de idade permitido para a concorrência é bastante estreito. Comemore por estar inserido nele e aproveite a oportunidade!

4) Definido o objetivo do candidato no concurso, é necessário elaborar um planejamento de estudo até a data das provas (eu sugiro e trabalho com meus alunos no coaching com cronogramas semanais). O planejamento deve levar em conta as características do candidato (conhecimento prévio das disciplinas, disciplinas com mais ou menos afinidade/facilidade de aprendizado e rotina) e a quantidade de questões com o respectivo peso no edital. É interessante mesclar disciplinas que o candidato tenha mais facilidade com aquelas em que ele demonstra maior dificuldade, assim como também é interessante mesclar disciplinas que não tenham tanta relação entre si, por exemplo estudar um módulo de Agenda Ambiental e em seguida um de Química.

5) Para os candidatos que vão concorrer a uma vaga de oficial, é importante não desprezar a preparação para a prova discursiva. Uma coisa é se preparar para marcar a melhor alternativa entre 4 propostas, outra, bem diferente, é discorrer sobre determinado assunto. Produzir textos necessita de treinamento, logo o candidato deverá colocar na sua programação alguns horários voltados para essa atividade.

6) Durante a preparação é sempre interessante que o candidato reserve um horário para praticar uma atividade física. Nem tanto com preocupação nos Exames de Aptidão Física, que estão previstos apenas para março/2017, mas porque ela contribui bastante para melhorar a capacidade cognitiva.

Bom, é isso! Lembre-se: “Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.” – Augusto Cury. Tenha uma boa estratégia e desenvolva um planejamento adequado para o seu estudo, pois isso fará a diferença na sua aprovação.

Abraços!

 

Pablo da Nóbrega - 98608-9438 - Professor de Direito Administrativo, LODF e Legislação de Trânsito e Coach para concursos públicos no IFAR.

 
 
Última Atualização ( 06 de julho de 2016 )
 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2017 www.ifar.com.br Todos os direitos reservados.
SCRN 708/9, Bl B, Entrada 30 - Subsolo - Asa Norte - Brasilia - DF - (61) 3274-7777 e 3347-9537
IFAR VIRTUAL - www.ifarvirtual.com.br - (61) 3349-0201