em 06/02/2019
  • CONCURSO
  • PF
  • PUBLICA
  • PM
  • NITEROI
  • GUARDA

Inscrições Abertas do concurso público para provimento de cargos da carreira de Guarda Civil Municipal de Niterói do estado do Rio de Janeiro (Concurso Guarda de Niterói RJ). São oferecidas 142 vagas para profissionais com nível médio completo.

O edital exige altura mínima 1,60 m para mulheres e 1,70 m para homens e a carteira de habilitação categoria B para ambos.
 

A jornada de trabalho do Guarda Civil Municipal de Niterói ocorrerá em escalas de 12 x 36 (doze por trinta e seis) horas, 24 x 72 (vinte e quatro por setenta e duas) horas ou 40 (quarenta) horas semanais, esta última com expediente de 08 (oito) horas diárias, todas com base no art. 56, da Lei 2.838, de 30/05/2011, observado o interesse público.

 

Após tomar posse, o servidor da Classe inicial C, referência inicial V, da Guarda Civil Municipal de Niterói perceberá remuneração inicial de R$ 2.881,27, esta composta por vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, nos termos da Lei n.º 3.077/2014, incidindo, ainda, sobre o somatório do vencimento base e do risco de vida, auxílio alimentação e auxílio transporte.

ETAPAS


O Concurso Guarda de Niterói RJ será composto de cinco Etapas distintas, a saber:

a) 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
b) 2ª Etapa – Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
c) 3ª Etapa – Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
d) 4ª Etapa – Exame Médico, de caráter eliminatório;
e) 5ª Etapa – Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório.
Os aprovados que vierem a ingressar na Guarda Civil Municipal de Niterói, deverão participar de Curso de Formação Profissional, de acordo com a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas, do Ministério de Segurança Pública, parte integrante do estágio probatório do ingressante, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.

INSCRIÇÕES


As inscrições do Concurso Guarda de Niterói RJ, serão realizadas somente via internet e encontrar-se-ão abertas no período de 01/02/2019 a 31/03/2019, sendo o dia 01/04/2019 o último dia para o pagamento do valor da inscrição (vencimento do boleto bancário), somente através de boleto bancário.

Clique aqui e faça a sua Inscrição/Boleto Bancário

O valor da inscrição será de R$ 80,00 (oitenta reais) e a mesma deverá ser efetivada através do pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento.

1ª ETAPA – PROVA DE CONHECIMENTOS


A Prova de Conhecimentos será realizada no dia 28 de abril de 2019, preferencialmente no Município de Niterói. Caso haja motivos operacionais, a mesma poderá ser realizada também no Município do Rio de Janeiro e/ou Município de São Gonçalo.

O candidato deverá se apresentar no dia da prova ao local de realização da prova às 13 (treze) horas, quando será permitida sua entrada, e os portões do local de prova serão fechados às 13 (treze) horas e 45 (quarenta e cinco) minutos, não sendo permitida a entrada de candidato após este horário.

O tempo para o candidato realizar esta prova será no mínimo de 1 (uma) hora e no máximo de 05 (cinco) horas.

Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de prova de questões objetivas (múltipla escolha) versando sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos de Direito, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos do Município de Niterói, (observado o conteúdo programático - Anexo I do edital), a ser realizada por todos os candidatos, com duração improrrogável de 05 (cinco) horas

Cada questão terá 05 (cinco) alternativas de resposta, havendo somente uma opção correta.

Será considerado APROVADO na Prova de Conhecimentos o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos do total dos 100 pontos previstos e, ainda, no mínimo, 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito (25 pontos), e 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas (12 pontos em Língua Portuguesa; 4 pontos em Conhecimentos de Informática e 4 pontos em Conhecimentos do Município de Niterói).

2ª ETAPA – EXAME ANTROPOMÉTRICO E PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA


Serão convocados para a 2ª ETAPA (Exame Antropométrico e Prova de Capacidade Física), por meio de edital, os candidatos APROVADOS na 1ª ETAPA (Prova de Conhecimentos), obedecida a ordem de Classificação Geral (com os candidatos à Ampla Concorrência e à Reserva de Vagas para Pessoa com Deficiência), correspondente a 5 (cinco) vezes o número total de vagas ofertadas, acrescidos dos candidatos aprovados que obtiverem nota idêntica a do candidato classificado na 710ª posição, estando os demais candidatos NÃO CLASSIFICADOS para a 2ª. ETAPA e, portanto, eliminados e excluídos automaticamente do Concurso Público.

Será considerado APTO no Exame Antropométrico o candidato que possuir estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,70m para homem e 1,60m para mulher, em consonância com o inciso IV do Art. 25 da Lei nº 2.838/2011. O candidato considerado INAPTO neste exame será eliminado do Concurso Público, não realizando a Prova de Capacidade Física.

A Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório, visa aferir a aptidão e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências das atribuições do cargo.

Para a realização da Prova de Capacidade Física, o candidato deverá comparecer no dia, hora e local previamente designados, portando o original do documento de identificação, utilizado para realização da inscrição e, ainda, com trajes adequados, a saber: calção de ginástica (ou malha, para o sexo feminino), tênis e camiseta.

No dia da Prova de Capacidade Física, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar atestado médico específico, constatando suas condições de saúde e expressamente capacitando-o a participar da prova, de acordo com o previsto neste Edital, sob pena do candidato não poder realizar a prova e ser eliminado do Concurso Público.

O atestado médico deverá ter data de emissão de, no máximo, 30 (trinta) dias antes da data da realização da Prova de Capacidade Física.

A Prova de Capacidade Física consistirá de 04 (quatro) testes físicos, todos de caráter eliminatório.

 

O candidato deverá executar cada um dos testes em apenas uma tentativa.

Quando considerado INAPTO em qualquer uma das etapas dos testes físicos, o candidato não dará continuidade aos demais, sendo, portanto, automaticamente eliminado do Concurso Público, devendo se retirar do local de aplicação.

No teste de Corrida de Resistência, o candidato deverá percorrer a distância mínima exigida, de acordo com o sexo, em pista ou circuito de piso regular e plano, no tempo máximo indicado na tabela, admitindo-se eventuais paradas ou execução de trechos em marcha, sem auxílio de terceiros.

No teste de Corrida de Velocidade, o candidato deverá percorrer a distância de 100 metros, em pista ou circuito de piso regular e plano, no tempo máximo indicado na tabela de acordo com o sexo.

 3ª ETAPA – EXAME PSICOTÉCNICO


Serão convocados para a 3ª ETAPA (Exame Psicotécnico), por meio de edital divulgado no endereço eletrônico do Concurso, todos os candidatos considerados APTOS na 2ª ETAPA, obedecida a ordem de classificação da 1ª ETAPA.

O candidato deverá comparecer no dia, hora e local previamente designado, no Município de Niterói, portando o original do Documento de Identificação utilizado para realização de sua inscrição e o CCI, caneta esferográfica translúcida de cor azul ou preta e 02 (dois) lápis pretos nº 02.

O Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação coletiva de bateria de testes psicológicos, visando a apurar, de forma inequívoca, as características cognitivas, de aptidões emocionais, motivacionais e de personalidade necessárias para uma perfeita adaptabilidade e um bom desempenho profissional, em conformidade com os princípios norteadores e as atribuições inerentes à Guarda Civil Municipal de Niterói, levando-se em consideração ainda a possibilidade de utilização de armamento menos letal e de arma de fogo.

Entende-se por teste psicológico a medida objetiva e padronizada de uma amostra representativa do comportamento, sendo que sua objetividade está relacionada à aplicação, avaliação e interpretação dos resultados, não dependendo do julgamento subjetivo do aplicador, e sim da padronização de uniformidade estabelecida estatisticamente por normas científicas.

Os testes aplicados têm sua validade regulamentar estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia, órgão normativo da profissão, pela Resolução CFP 002/2003, inclusive para a concessão de porte de arma de fogo.

A bateria de testes consistirá em:

a) Teste de Personalidade – para avaliar traços da personalidade do candidato, tais como agressividade, instabilidade emocional, desempenho, temperamento de trabalho;
b) Teste de Inteligência ou Raciocínio – para investigar a habilidade do candidato em conceitos expressos em palavras; facilidade com que trabalha com conceitos, relações e operações numéricas e aspectos intelectuais; solução de problemas;
c) Teste de Aptidão – para investigar a capacidade do candidato em manter a atenção com qualidade e concentração e distinguir rapidamente semelhanças e diferenças de natureza não verbal, habilidade perceptual/concentração e perseverança.
No dia de realização dos testes o candidato deverá atentar-se apenas às instruções que forem transmitidas pelos técnicos responsáveis pela aplicação, não levando em consideração qualquer conselho ou informação que possam ter lhe passado a respeito, pois podem atrapalhar o seu desempenho individual.

Nas horas que antecedem o Exame Psicotécnico, o candidato deverá observar os seguintes cuidados:

a) dormir bem na noite anterior, sendo desejável pelo menos 8 (oito) horas de sono;
b) alimentar-se adequadamente no café da manhã e almoço, se for o caso, com uma refeição leve e saudável;
c) evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
No Exame Psicotécnico o candidato poderá obter um dos seguintes resultados:

a) RECOMENDADO – candidato apresentou, no momento atual de sua vida, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;
b) NÃO RECOMENDADO – candidato não apresentou, no momento atual de sua vida, perfil psicológico compatível com o perfil do cargo pretendido;
c) FALTOSO - candidato não compareceu à Avaliação Psicológica.
O candidato considerado NÃO RECOMENDADO ou FALTOSO será eliminado do Concurso Público.

4ª ETAPA – EXAME MÉDICO


Todos os candidatos considerados RECOMENDADOS no Exame Psicotécnico serão convocados por meio de edital e submetidos a Exame Médico, cujos exames específicos a serem apresentados pelos candidatos serão divulgados.

Ao final desta Etapa, de caráter eliminatório, o candidato será considerado APTO ou INAPTO. Concluída toda a Etapa, será divulgada por meio de edital somente a relação dos candidatos considerados APTOS no endereço eletrônico do Concurso, sendo os demais automaticamente eliminados do concurso.

O Exame Médico compreenderá a avaliação clínica (anamnese e exame físico) realizada por junta médica do INSTITUTO SELECON e a apresentação de exames e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializadas, cuja relação consta no item 1.5 do Anexo IV do edital.

Será eliminado do Concurso Público e não terá classificação alguma o candidato que for considerado inapto na Exame Médico.

5ª ETAPA - PROVA DE INVESTIGAÇÃO SOCIAL


O candidato será submetido à Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório, considerando-se seus antecedentes criminais e sociais, para a necessária avaliação de sua conduta moral e social no decorrer de sua vida, visando aferir seu comportamento frente aos deveres e proibições impostos ao ocupante de cargo público da carreira de Guarda Civil Municipal.

A Investigação Social poderá ter início concomitantemente com o Exame Psicotécnico e poderá estender-se até a homologação do Concurso Público.

A Investigação Social será realizada com base em documentos oficiais e no Questionário de Informações Confidenciais (QIC), a partir da Convocação para o Exame Psicotécnico e que conterá perguntas de caráter pessoal.

Será eliminado do Concurso Público o candidato que, após iniciada a Investigação Social, for considerado CONTRAINDICADO pela respectiva Banca Examinadora.

VALIDADE


O prazo de validade do Concurso Guarda de Niterói RJ será de 02 (dois) anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

DETALHES


Concurso: Secretaria Municipal de Ordem Pública de Niterói RJ (Concurso Guarda de Niterói)
Banca organizadora: INSTITUTO SELECON
Cargo: guarda municipal
Escolaridade: nível médio
Número de vagas: 142
Remuneração: R$ 2.881,27
Inscrições: de 1º de fevereiro a dia 31 de março de 2019
Taxa de inscrição: R$ 80,00.
Data da prova: 28 de abril de 2019

 

Fonte: https://www.diariooficialdf.com.br/concurso-guarda-de-niteroi-rj-inscricoes-abertas/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00

MAIS DA CATEGORIA Notícias

Notícias

Inscrições Abertas para 1.652 vagas para Professor de Educação Infantil


{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!