em 14/02/2019
  • curso
  • perito
  • pf. concurso

Para quem está em busca de um emprego estável e com boa remuneração, o ano de 2019 trará uma ótima oportunidade por meio de concursos públicos em diversas áreas. Algumas vagas são destinadas a área policial, e quem se interessa pela carreira de Perito Criminal, a chance de conseguir uma vaga é agora.

 

 

Mas o que faz um Perito Criminal? Vejamos no decorrer do post.

 

 

Saiu o edital do concurso público da Policia Científica do Pará para o preenchimento de 50 vagas na área de Perito Criminal. O Salário chega a R$ 8.482,04, e quem for aprovado terá estabilidade proporcionada pelo regime estatutário.

 

 

O concurso tem como objetivo a substituição de funcionários temporários por efetivos, para que se cumpra o Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta.

 

Quais as atividades de quem segue a carreira de Perito Criminal?
 

 

Um Perito Criminal trabalha na área policial analisando cenas de crimes, corpos e vestígios, baseando seu julgamento sempre em evidências. É um cargo de profissionais normalmente  ligados à Polícia Civil.

 

No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial. 
 

Em razão do exercício das atividades de perícia oficial de natureza criminal, os peritos de natureza criminal estão sujeitos a regime especial de trabalho, observada a legislação específica de cada ente a que se encontrem vinculados (lei 12.030/2019).

Um profissional de criminalística realiza perícias e produz provas técnicas de acordo com vestígios encontrados na cena do crime.

 

 

A profissão contempla áreas diversas, como Medicina, Odontologia, Farmácia, Química, Biologia, Biomedicina, Psicologia, Ciências Sociais, Engenharias, Física, entre outras profissões de nível superior.

 

 

Mesmo após ingressar no emprego, o profissional precisa ainda passar por curso de formação em torno de 300 horas/aula antes de começar a exercer o cargo. Somente assim, ele receberá a nomeação de Perito Criminal.

 

 

As atividades de um Perito Criminal, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação, podem ser:

 

Compor laudos periciais, reunir provas e definir as causas do crime;
 

 

Examinar os locais de ocorrências; procurar indícios de crimes, selecionar e coletar materiais, encaminhando-os a laboratórios para exames; 

 

 

Reconstituir fatos, analisar objetos e vestígios que tenham relação com o crime, tirar fotos, identificar peças e escolher que tipo de exame deverá ser realizado para definir as causas do delito;
 

 

Utilizar de meios técnicos e científicos para analisar medições de materiais em laboratórios.
 

 

Tipos de profissionais relacionados à atividade de Perícia Criminal

 

Há diversas funções para atuar no segmento de Perícia Criminal e profissionais específicos para cada área. Entre eles, estão:

 

Peritos criminais federais;
 

 

Peritos criminalísticos engenheiros;
 

 

Peritos criminalísticos químicos 
 

 

Peritos oficiais.
 
                   Perito Papiloscopista

                   Perito Médico-Legista

                   Perito odonto legista
 

 

 

O que um profissional de Criminalística faz no seu dia a dia?
 

Estes profissionais são requisitados para investigações das mais variadas ocorrências, desde acidentes com veículos, a roubos e homicídios. Também podem ser chamados para analisar acidentes de trabalho. Uma das características mais marcantes que um Perito Criminalista deve ter, é a atenção aos detalhes.

 

Como anda o mercado da área criminalista?
 

Há uma grande procura por concursos públicos, mas alguns estados ainda não os realizam com frequência. Embora isso seja um dado negativo, há uma expansão da profissão devido ao aumento da criminalidade.

 

 

A profissão exige dinamismo, pois diariamente há novos casos de crimes e são necessárias técnicas para poder desvendá-los.

As próximas oportunidades serão para os futuros peritos do:

 

Mato Grosso do Sul;
Minas Gerais; 
Distrito Federal
 
      Goiás
 
Os concursos estão previstos e a preparação deve ser imediata. Prepare-se com quem mais aprova nos cursos periciais. Venha para o IFAR! 
 
 
 
 


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00

MAIS DA CATEGORIA Notícias

Notícias

Inscrições Abertas para 1.652 vagas para Professor de Educação Infantil


{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!