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Virtual - ANVISA - Especialista em Regulação Área 2 - Farmácia - Conhecimentos básicos e específicos

Público Alvo: profissionais de saúde. O curso que mais aprovou em 2013. Aprovamos 8 entre os 10 primeiros colocados.

de R$ 2.100,00 por apenas

10x de R$ 98,50

ou por R$ 985,00 à vista!

Sobre

EDITAL PUBLICADO!

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Sobre o IFAR

O IFAR é o curso mais TRADICIONAL e o que MAIS APROVA ESPECIALISTAS EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Em 2013, cumprimos todos os tópicos do edital gravando mais de 500 videoaulas. Material atualizado frequentemente.
Temos os MELHORES PROFESSORES e a MELHOR METODOLOGIA para sua APROVAÇÃO.

Confira nossos resultados: 

- 1º e 2º colocados ANVISA 2013.
- 8 Aprovados no ANVISA 2013. (8 aprovados entre os 10 primeiros colocados).
- 1º e 2º colocados ATPS MPOG Saúde 2012.
- 1º Lugar Ministério da Saúde 2009.
- 1º colocado Farmacêutico SES/DF 2006 e 2011.
- 1º lugar SES/DF 2014.


E ainda:
1º lugar Perito PF 2013, 
1º ao 9º lugar perito PCDF 2012;
1º lugar geral Perito PCDF/2008, - nesse concurso o IFAR aprovou 17 peritos, sendo 5 entre os 10 primeiros colocados.
76% de aprovação no concurso da SES-DF em 2011
Três 1º lugares para dentista da PMDF.
1º lugar SES/DF 2014 em diversas áreas: Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina entre outras, com um índice de aprovação superior a 60%.
1º e 2º colocados ATPS MPOG Saúde 2012. (maioria dos aprovados do IFAR).
1ª lugar Perito PCDF/2011 – nesse concurso, aprovamos 23 peritos.
1º lugar Ministério da Saúde 2009. (maioria dos aprovados do IFAR).
1º lugar Farmacêutico SES/DF 2006. (maioria dos aprovados do IFAR).
Entre outros milhares de aprovados e nomeados na área PERICIAL.

 


1. Carga horária total: 340 h/a (segundo o padrão estabelecido pelo MEC).
2. Composição do curso: videoaulas 
3. Início: Imediato
4. Duração do acesso ao curso: 4 meses.
5. Adequação do conteúdo ao previsto no edital: As aulas são montadas pelo professor da disciplina e os conteúdos são por ele selecionados considerando a relevância da informação disposta no edital.
6. Contato com a coordenação: cursos.ifar@gmail.com
7. Exercícios: a quantidade de questões resolvidas em cada videoaula é definida pelo professor em função da conveniência e da necessidade imposta pelo conteúdo.
8. Material didático do curso: apostila em pdf com os slides da aula ministrada.

Os vídeos possuem duração aproximada de 30 minutos. Cada aula pode ser visualizada por cinco vezes. A aula é considerada como visualizada a partir do encerramento do vídeo ou da finalização da sessão na qual o aluno está conectado ao ambiente do curso. Não é possível o acesso de dois IPs simultaneamente (utilizando o mesmo usuário)

 

SOBRE O INSTITUTO: A ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde. Ela foi feita como uma autarquia e tem como objetivo controlar, e regular a área sanitária de serviços e produtos, sejam eles nacionais ou importados.


 

Sobre o Concurso

A carreira é destinada a quem tem curso de nível superior em Farmácia. Já a remuneração inicial será de R$17.071,35, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.

ESTUDE NO IFAR!

O CURSO QUE APROVOU 8 ENTRE OS 10 PRIMEIROS COLOCADOS NO CONCURSO ANVISA 2013.

* Os melhores professores;

* O melhor ambiente de sala da aula;

* Histórico de aprovações na ANVISA.

* Vagas confirmadas : 39 vagas

 

Prova da ANVISA:

Prova A - Conhecimentos Básicos - Manhã 

Prova A - Conhecimentos Específicos - Tarde

Gabarito A - Conhecimentos Básicos

Gabarito A - Conhecimentos Específicos

 


CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação,substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período.5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência Verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS:

1 Princípios, direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal. 2 Organização política e administrativa do Estado na CF/88. 3 Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na CF/88. 4 Atribuições, competências e relações entre esferas de governo no regime federativo na CF/88. 5 Administração Pública na CF/88.6 Planejamento e Orçamento na CF/88: Objetivos da República, Planos Setoriais. Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 7 Participação e controle social na CF/88. 8 Ética e conduta do servidor público. 9 Ciclo de políticas públicas:identificação de problemas; definição dos objetivos da intervenção; formação de agenda;formulação - diagnóstico e desenho de programas; processo decisório - definição de escopo, escala, atores envolvidos e públicos-alvo; implementação; monitoramento;avaliação.

REALIDADE BRASILEIRA ATUAL:

1 Dinâmica e estrutura demográfica do Brasil. 2 Desigualdades socioeconômicas e regionais. 3 Direitos humanos, discriminação e exclusãosocial, com atenção aos direitos e à situação de mulheres, crianças, adolescentes e idosos,pessoas com deficiência, indígenas, negros, pessoas LGBTQIA+, e outros gruposminoritários ou vulneráveis. 4 Novas tecnologias e transformações no mundo do trabalho.5 Mudanças na estrutura produtiva brasileira. 6 Desenvolvimento urbano brasileiro: ocrescimento das cidades e os desafios urbanos. 7 Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

LÍNGUA INGLESA:

1 Compreensão de textos variados: domínio do vocabulário e da estrutura da língua, ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas, relações intratextuais e intertextuais. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão de conteúdos semânticos. 3 Conhecimento e uso das formas contemporâneas da linguagem inglesa.

INFORMÁTICA:

1 Noções de sistema operacional Windows. 2 Edição de textos,planilhas e apresentações (pacotes Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Edge e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação.5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage. 6 Banco de dados. 6.1Organização de arquivos e métodos de acesso. 6.2 Abstração e modelos de dados. 6.3 Sistemas gerenciadores de banco de dados. 6.4 Linguagens de definição e manipulação de dados. 6.5 SQL. 6.6 Controle de proteção, segurança e integridade. 6.7 Banco de dados distribuídos e orientado a objetos. 7 Serviços públicos digitais. 8 Noções de Inteligência Artificial.

POLÍTICAS DE SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

I POLÍTICAS DE SAÚDE:

1 Lei nº 8.080/1990 e suas alterações (dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências). 2 Decreto nº 7.508/2011 e suas alterações (regulamenta a Lei nº 8.080/1990). 3 Organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Lei nº 8.142/1990 e suas alterações -dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

II SAÚDE COLETIVA E DIREITO SANITÁRIO:

1 Determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado, da organização social das práticas e dos serviços de saúde; abordagens de ações de saúde (promoção, proteção, recuperação, reabilitação). 2 Objetivos do desenvolvimento sustentável. 3 Saúde como direito constitucional e acesso a bens e serviços. 4 Judicialização em saúde.

III POLÍTICAS SETORIAIS DE SAÚDE:

1 Política de medicamentos. 2 Política de assistência farmacêutica. 3 Política de ciência e tecnologia em saúde. 4 Política de gestão e incorporação de tecnologias no SUS e o papel da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC): Lei nº 14.313/2022. 5 Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde.

IV EVOLUÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO BRASIL:

1 Vigilância sanitária. 1.1 Conceitos.1.2 Áreas de abrangência. 1.3 Funções. 1.4 Lei nº 9.782/1999 e suas alterações (define oSistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências). 2 Decreto nº 3.029/1999 (aprova o regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências). 3 Regimento Interno da ANVISA. 4 Lei no 6.437/1977 e suas alterações (configura infrações à legislação sanitária federal, estabelecerá sanções respectivas, e dá outras providências). 5 Gestão e funcionamento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 6 Integração e desafios para o SNVS.

V REGULAÇÃO:

1 O papel regulador do Estado: pressupostos, objetivos e instrumentos. 2 Regulação setorial: regulação sanitária e regulação econômica. 3 Agências reguladoras. 4 Regulação de mercados. 5 Regulação dos incentivos. 6 Noções sobre monopólios naturais,estruturas de mercado, indústrias de rede, eficiência econômica, externalidades, bens públicos e assimetria de informação. 7 Falhas de mercado. 8 Estado e regulação. 9 Falhas de governo. 10 Órgãos reguladores no Brasil: histórico e características das autarquias. 11 Regulação moderna, de incentivos. 12 Modelos de seleção adversa e prejuízo moral.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES COMUNS A TODAS ÁREAS

GESTÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS E GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

1 Ciclo PDCA (plan, do; check; and act): macroprocessos finalísticos(primário, de negócio), gerenciais (de gestão) e de suporte (de apoio). 2 Objective keyresults (OKR). 3 Ferramentas de mudança organizacional: benchmarking, programa dequalidade, aprendizado organizacional e planejamento estratégico. 4 Instrumentosgerenciais contemporâneos: avaliação de desempenho e resultados, Flexibilidadeorganizacional, trabalho em equipe, cultura da responsabilidade e mecanismos de rede. 5Gestão do conhecimento. 6 Planejamento e avaliação. 7 Política de inovação da Anvisa.

BOAS PRÁTICAS E GOVERNANÇA REGULATÓRIAS:

1 Princípios de boas práticas equalidade regulatória, princípios de boas práticas de governança regulatória. 2Planejamento, construção da intervenção regulatória, avaliação de impacto regulatório(AIR), gestão do estoque, monitoramento, avaliação do resultado regulatório (ARR). 3Participação social. 4 Simplificação administrativa. 5 Boas práticas ao longo do ciclo de vidade produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.

TRANSPARÊNCIA E CONFIDENCIALIDADE:

1 Princípio da transparência eprestação de contas (accountability). 2 Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 3Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD; Lei nº 13.709/2018). 4 Canais de acesso àinformação. 5 Mecanismos de consulta sobre a regularidade de empresas e produtos.

ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS:

1 Princípio da precaução. 2 Conceito ecaracterização do risco, diferença entre risco, incerteza e erro. 3 Identificação do dano esuas causas. 4 Ações corretivas político-administrativas no âmbito do sistema de saúde,serviço e impacto na sociedade (planejamento, procedimentos, avaliação da exposição aorisco, consequências econômicas, políticas e sociais), incerteza da avaliação. 5 Decisão eação. 6 Comunicação de risco. 7 Monitoramento dos fatores de risco. 8 Avaliação debenefício-risco.

EPIDEMIOLOGIA:

1 Métodos de estudos epidemiológicos (inquérito,investigação). 2 Vigilância epidemiológica: conceito, propósito, funções, coleta de dados einformações, investigação epidemiológica, busca ativa de casos. 3 Comunicação de riscoem emergências de saúde pública. 4 Regulamento sanitário internacional. 5 Saúde doviajante.

SÍNTESE E ANÁLISE DE DADOS E EVIDÊNCIAS PARA TOMADA DE DECISÃO REGULATÓRIA:

1 Revisão sistemática e metanálises. 2 Princípios e racionalidade de umarevisão sistemática. 3 Avaliação crítica de trabalhos científicos. 4 Níveis de evidências dedados científicos e conceitos aplicados. 5 Métodos e etapas de análise de dados. 6 Dadosestruturados e não estruturados. 7 Visualização de dados e storytelling. 8 Dado de vida reale evidência de mundo real. 9 Uso de evidência para tomada de decisão regulatória.

CONTROLE E GESTÃO DA QUALIDADE:

1 Conceito, aspectos gerais, pontoscríticos, fatores que afetam a qualidade dos produtos sujeitos aos regulamentos sanitários,requisitos para um sistema de qualidade total, auditoria do sistema da qualidade e gestãoda qualidade. 2 Controle estatístico dos dados do controle de qualidade, processo econtrole em processo. 3 Verificação de conformidade de matérias-primas, etapas defabricação e produto acabado. 4 Garantia da qualidade: conceito, princípio da garantia daqualidade, objetivo, requisitos básicos, gestão da qualidade, auditoria da qualidade(finalidade e procedimentos).

REGULAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA:

1 Lei nº 6.360/1976 e suas alterações (dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitosos medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, os cosméticos, ossaneantes e outros produtos, e dá outras providências). 2 Decreto nº 8.077/2013 e suasalterações (regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas aolicenciamento sanitário e o registro, controle e monitoramento, no âmbito da vigilânciasanitária, dos produtos de que trata a Lei nº 6.360/1976, e dá outras providências). 3 Regularização de produtos.

FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SANITÁRIO:

1 Medidas preventivas e cautelares. 2Infração sanitária. 3 Celebração de termo de compromisso. 4 Poder de polícia. 5Planejamento e coordenação de ações de fiscalização de alta complexidade. 6 Controlesanitário de ambientes e estabelecimentos.  

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ÁREA 2

FARMACOLOGIA:

1 Bases fisiológicas da farmacologia. 1.1 Mediadores químicos.1.2 Receptores farmacológicos. 1.3 Interação droga-receptor. 1.4 Relação entre estrutura e atividade dos fármacos. 2 Farmacologia clínica. 3 Farmacocinética. 3.1 Vias de administração. 3.2 Absorção. 3.3 Biodisponibilidade. 3.4 Meia-vida. 3.5 Distribuição. 3.6Metabolização e excreção. 4 Fatores físico-químicos na transferência de drogas através de membranas celulares e absorção de drogas. 5 Farmacometria. 5.1 Modelos Farmacocinéticos para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos. 6 Farmacodinâmica. 6.1 Mecanismo de ação de drogas. 6.2 Alvos moleculares dos fármacos.6.3 Relação dose e efeito. 6.4 Potência e eficácia. 6.5 Antagonistas competitivos e não competitivos. 6.6 ED50 e DL50.

EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA, PESQUISA CLÍNICA E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE:

1 Conceitos básicos. 2 Fases das pesquisas clínicas. 3 Tipos e desenho de estudos clínicos. 4 Desenhos de estudos clínicos para avaliação de segurança e eficácia de medicamentos e produtos para saúde. 5 Diretrizes para relato dos principais tipos de estudos: EQUATOR network: Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research.6 The Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE). 7 Avaliação de tecnologias em saúde: conceitos básicos, objetivos e etapas básicas de um processo de avaliação de tecnologia em saúde (ATS).

BOAS PRÁTICAS CLÍNICAS (BPC):

1 Termos e definições. 2 Regulamentação de pesquisas clínicas no Brasil. 3 Os papéis dos comitês de ética (CEP), da Comissão Nacional De Ética em Pesquisa (CONEP) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 4 Responsabilidades e atribuições dos investigadores e patrocinadores. 5 Segurança do paciente e do voluntário de pesquisas clínicas. 6 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. 7 Regulação sanitária de ensaios clínicos no Brasil.

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF):

1 Conceito, evolução. 2 A importância das BPF para garantia da segurança, eficácia e qualidade dos produtos. 3 Validação. 3.1 Conceito. 3.2 Tipos de validação (prospectiva, retrospectiva). 3.3 Validação de processos.3.4 Validação de equipamentos. 3.5 Validação de limpeza. 3.6 Validação analítica. 3.7Características dos procedimentos analíticos. 3.8 Protocolo de validação. 3.9 Plano mestre de validação. 3.10 Relatório de validação. 4 Revalidação. 5 Certificação de Boas Práticas de Fabricação. 6 Revisão periódica de produto. 7 Estado de controle. 8 Revisão periódica da qualidade.

BOAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO (BPA):

1 Princípios de boas práticas. 2 Componentes da avaliação. 2.1 Avaliação de estudos pré-clínicos e clínicos para comprovação de eficácia e segurança. 2.2 Avaliação da qualidade. 3. medicamentos classificados como novos, sintéticos, semissintéticos, genéricos e similares, fitoterápicos,biológicos e terapias avançadas, radiofármacos, gases medicinais, medicamentos dinamizados: homeopáticos, antroposóficos e anti-homotóxicos.

LIMITES DE SEGURANÇA DE IMPUREZAS, PRODUTOS DE DEGRADAÇÃO E CONTAMINANTES:

1 Características estruturais dos compostos químicos. 2 Rotas de síntese dos compostos químicos, reações químicas orgânicas e inorgânicas, impurezas relacionadas e não relacionadas, formas amorfas e polimorfismo, solventes residuais e metais pesados.3 Métodos analíticos aplicados para caracterização e identificação. 4 Limites e máxima administração diária estabelecida de segurança de impurezas, produtos de degradação e contaminantes em ingredientes farmacêuticos ativos, medicamentos e alimentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária; limites de segurança de nitrosaminas.

EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA, BIOEQUIVALÊNCIA E BIODISPONIBILIDADE:

1 Equivalência farmacêutica e perfil de dissolução: conceitos, aplicabilidade, avaliação e interpretação de resultados. 2 Parâmetros utilizados na comparação do medicamento-teste com o de referência. 3 Bioequivalência/biodisponibilidade relativas e bioisenção: aspectos gerais, conceitos e aplicabilidade. 4 Sistemas de classificação biofarmacêutica de fármacos:desempenho in vivo (bioequivalência). 5 Fatores da formulação e do processo produtivo que podem alterar o desempenho do medicamento.

 

Edital do Concurso ANVISA:

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A disciplina de língua inglesa será ministrada na forma de 2 tutoriais para a prova (dicas). Não será ministrado um curso completo de língua inglesa.

 

LEIA COM ATENÇÃO:

O IFAR se reserva o direito de liberar gradativamente as aulas no decorrer do tempo de acesso do aluno ao curso (segundo previsto no contrato assinado eletronicamente pelo aluno no ato da compra, e de acordo com os termos de uso da plataforma). Essa medida tem por finalidade garantir que todos os tópicos sejam gravados dentro do prazo de realização do concurso (da publicação à aplicação das provas), pois alguns conteúdos específicos, cobrados mediantes atualizações dos editais, podem não estar disponíveis em acervo em função da inovação técnica ou da atualização das legislações.

 



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(61) 3274-7777 | (61) 3347-9537 | (61) 3349-0201

Virtual - ANVISA - Especialista em Regulação Área 2 - Farmácia - Conhecimentos básicos e específicos

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