Virtual - SEDESTMIDH - Psicólogo - Conhecimentos básicos e Específicos

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Descrição

Sobre o IFAR

O IFAR é o curso mais TRADICIONAL e o que MAIS APROVA NA ÁREA DE SAÚDE 2005.
Temos os MELHORES PROFESSORES e a MELHOR METODOLOGIA para sua APROVAÇÃO.

Confira nossos resultados: 

1º lugar SES/DF 2014 em diversas áreas: Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina entre outras, com um índice de aprovação superior a 60%.
76% de aprovação no concurso da SES-DF em 2011
1º lugar Farmacêutico SES/DF 2006. (maioria dos aprovados do IFAR).
1º ao 9º lugar perito PCDF 2012;
1º lugar geral Perito PCDF/2008, - nesse concurso o IFAR aprovou 17 peritos, sendo 5 entre os 10 primeiros colocados.
Três 1º lugares para dentista da PMDF.
1º e 2º colocados ANVISA 2013. (maioria dos aprovados do IFAR).
1º e 2º colocados ATPS MPOG Saúde 2012. (maioria dos aprovados do IFAR).
1ª lugar Perito PCDF/2011 – nesse concurso, aprovamos 23 peritos.
1º lugar Ministério da Saúde 2009. (maioria dos aprovados do IFAR).

e ainda

O IFAR é referência na preparação para PERITO, tendo aprovado para Perito Criminal PCDF 2016:
1º lugar Perito PF 2013,
1° lugar perito QUÍMICA (5 entre os 10 primeiros)
1° lugar Perito FÍSICA
1° lugar Perito TI
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7° e 8º Perito BIOLOGIA/BIOMEDICINA (10 dos 11 aprovados) 

1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares perito FARMÁCIA (todos os aprovados)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7° lugares perito ENGENHARIAS (17 aprovados)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugares perito ODONTO (todos os aprovados)
Entre outros milhares de aprovados e nomeados na área PERICIAL.



Sobre o Curso

1. Carga horária total: 280 h/a
2. Composição do curso: Videoaulas + PDF das aulas
3. Duração do acesso ao curso: 120 dias
4. Início: Imediato.
5. Adequação do conteúdo ao previsto no edital: As aulas são montadas pelo professor da disciplina e os conteúdos são por ele selecionados considerando a relevância da informação disposta no edital.
6. Contato com a coordenação: cursos.ifar@gmail.com
7. Exercícios: a quantidade de questões resolvidas em cada videoaula é definida pelo professor em função da conveniência e da necessidade imposta pelo conteúdo.
8. Material didático do curso: apostila em pdf com os slides da aula ministrada.

Os vídeos possuem duração aproximada de 30 minutos. Cada aula pode ser visualizada por cinco vezes. A aula é considerada como visualizada a partir do encerramento do vídeo ou da finalização da sessão na qual o aluno está conectado ao ambiente do curso. Não é possível o acesso de dois IPs simultaneamente (utilizando o mesmo usuário)

 

Edital

 

 


 

Conteúdos

 

 

   1.1. LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Domínio da ortografia oficial.

3. Acentuação gráfica.

4. Domínio da estrutura morfossintática do período.

5. Substituição de conectores.

6. Domínio dos mecanismos de coesão e coerência.

7. Emprego dos sinais de pontuação.

8. Emprego do sinal indicativo de crase.

9. Colocação dos pronomes átonos.

10. Concordância verbal e nominal.

11. Regência verbal e nominal.

12. Sinonímia e antonímia.

13. Denotação e conotação.

 

   1.2. ATUALIDADES:

1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais e seus conflitos, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas.

2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE.

 

   1.3. LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL:

1. Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal.

2. Da organização do Distrito Federal.

3. Da Organização Administrativa do Distrito Federal.

4. Dos Servidores Públicos.

5. Da Assistência Social.

 

   1.4. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Constituição: conceito, classificação e assistência social.

2. Normas Constitucionais relativas à Administração e aos Servidores Públicos.

3. Direitos e Garantias Fundamentais.

4. Organização do Estado.

5. Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 (artigos 5.º ao 15.º).

   

   1.5. DIREITO ADMINISTRATIVO E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

1. Administração Pública.

2. Poder Hierárquico.

3. Ato Administrativo.

4. Servidor Público.

5. Órgãos e Agentes Públicos.

6. Lei Complementar nº 840/2011 e respectivas atualizações.

7. Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

8. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

9. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

10. Serviços de proteção Social Básica.

11. Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

12. Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

13. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC).

14. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

15. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

16. Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004).

17. Norma Operacional Básica - NOBSUAS.

18. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009).

19. Legislação e respectivas atualizações:

1. Lei 11.340/2006.

2. Lei nº 10.741/2003.

3. Decreto 7.053/2009.

4. Lei nº 8069/90.

5. Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994).

6. Lei 8.742/1993.

 

 

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS COMUNS AOS CARGOS

 

 

I) História da psicologia.

1. Origens e evolução da psicologia como ciência e principais abordagens e teorias psicológicas.

2. Epistemologia do conhecimento psicológico no contexto histórico.

II) Psicologia Social.

III) Teorias e técnicas psicoterápicas.

a. Psicoterapia individual, grupal, de casal e de família, com crianças, adolescentes e adultos.

IV) Abordagens teóricas: psicanálise (Freud, M. Klein, Winnicott, Lacan),

cognitivo-comportamental (Skinner, Beck), humanista-existencial (Rogers, Perls), sócio-histórica (Vygotsky, Luria) e psicodrama (Moreno).

V) Fundamentos da Psicoterapia.

a. Fundamentos históricos, epistemológicos e antropológicos da psicoterapia.

b. Análise crítica das definições de psicoterapia.

c. Relação entre as psicoterapias e o contexto sociocultural.

d. Questões teóricas, técnicas e éticas do processo terapêutico.

VI) Avaliação psicológica, neuropsicológica e tipos de psicodiagnóstico.

a. Fundamentos da medida psicológica.

b. Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação dos resultados de testes objetivos e projetivos.

c. Técnicas de entrevista e observação.

d. Laudos, pareceres e relatórios psicológicos.

VII) Psicologia do desenvolvimento.

a. Desenvolvimento normal e patológico da criança e do adolescente.

b. Clínica infantil e do adolescente: teoria e técnica.

c. Violência na infância, na adolescência e na família.

d. Dificuldades de aprendizagem, crianças com necessidades especiais e consequências da vulnerabilidade social: estratégias
avaliação e de intervenção.

VIII) Psicopatologia.

a. Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos.

b. Transtornos de personalidade.

c. Transtornos relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas.

d. Transtornos do humor (afetivos).

e. Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o "stress" e transtornos somatoformes.

f. Transtornos psicossomáticos.

g. Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes.

IX) Gestão de pessoas e redes de trabalho.

a. Conceitos e tendências na administração e gestão de pessoas no setor público.

b. Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade em atenção psicossocial.

X) Ética Profissional.

a. Princípios básicos de ética, bioética e pesquisa com seres humanos.

b. O Código de Ética Profissional do Psicólogo.

c. Aspectos éticos nas relações do psicólogo com o cliente, instituições e outros profissionais nos diferentes campos de atuação

 

 

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