Virtual - SES/DF - Nutricionista - Conhecimentos Básicos e Específicos

R$ 800,00

  • VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO

    Este vídeo é um teste para você verificar se sua internet e equipamentos atendem aos requisitos para assistir nossos cursos. Seja bem-vindo(a) e bons estudos.

Descrição

                                                                                                                                                                                                     

 

Sobre o IFAR

 

O IFAR é o curso mais TRADICIONAL e o que MAIS APROVA NA ÁREA DE SAÚDE 2005. 
Temos os MELHORES PROFESSORES e a MELHOR METODOLOGIA para sua APROVAÇÃO.

Confira nossos resultados: 

1º lugar SES/DF 2014 em diversas áreas: Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina entre outras, com um índice de aprovação superior a 60%.
76% de aprovação no concurso da SES-DF em 2011
1º lugar Farmacêutico SES/DF 2006. (maioria dos aprovados do IFAR).
1º ao 9º lugar perito PCDF 2012;
1º lugar geral Perito PCDF/2008, - nesse concurso o IFAR aprovou 17 peritos, sendo 5 entre os 10 primeiros colocados.
Três 1º lugares para dentista da PMDF.
1º e 2º colocados ANVISA 2013. (maioria dos aprovados do IFAR).
1º e 2º colocados ATPS MPOG Saúde 2012. (maioria dos aprovados do IFAR).
1ª lugar Perito PCDF/2011 – nesse concurso, aprovamos 23 peritos.
1º lugar Ministério da Saúde 2009. (maioria dos aprovados do IFAR).

e ainda

O IFAR é referência na preparação para PERITO, tendo aprovado para Perito Criminal PCDF 2016:
1º lugar Perito PF 2013,
1° lugar perito QUÍMICA (5 entre os 10 primeiros)
1° lugar Perito FÍSICA
1° lugar Perito TI
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7° e 8º Perito BIOLOGIA/BIOMEDICINA (10 dos 11 aprovados) 

1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares perito FARMÁCIA (todos os aprovados)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7° lugares perito ENGENHARIAS (17 aprovados)
1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugares perito ODONTO (todos os aprovados)
Entre outros milhares de aprovados e nomeados na área PERICIAL.



Sobre o Curso

1. Carga horária total: 260 h/a
2. Composição do curso: Videoaulas + PDF das aulas
3. Duração do acesso ao curso: 6 meses.
4. Início: Imediato.
5. Adequação do conteúdo ao previsto no edital: As aulas são montadas pelo professor da disciplina e os conteúdos são por ele selecionados considerando a relevância da informação disposta no edital.
6. Contato com a coordenação: cursos.ifar@gmail.com
7. Exercícios: a quantidade de questões resolvidas em cada videoaula é definida pelo professor em função da conveniência e da necessidade imposta pelo conteúdo.
8. Material didático do curso: apostila em pdf com os slides da aula ministrada.

Os vídeos possuem duração aproximada de 30 minutos. Cada aula pode ser visualizada por cinco vezes. A aula é considerada como visualizada a partir do encerramento do vídeo ou da finalização da sessão na qual o aluno está conectado ao ambiente do curso. Não é possível o acesso de dois IPs simultaneamente (utilizando o mesmo usuário)

 


 

Conteúdos

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS

 

LÍNGUA PORTUGUESA 

1. Compreensão e intelecção de textos.

2. Tipologia textual.

3. Ortografia.

4. Acentuação gráfica.

5. Emprego do sinal indicativo de crase.

6. Formação, classe e emprego de palavras.

7. Sintaxe da oração e do período.

8. Pontuação.

9. Concordância nominal e verbal.

10. Colocação pronominal.

11. Regência nominal e verbal.

12. Equivalência e transformação de estruturas.

13. Paralelismo sintático.

14. Relações de sinonímia e antonímia.


RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO

1. Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

2. Princípios de contagem e probabilidade.

3. Arranjos e permutações.

4. Combinações.

5. Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos.

6. Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas).

7. Equações e inequações.

8. Sistemas de medidas.

9. Volumes.

10. Compreensão de estruturas lógicas.

11. Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões).

12. Diagramas lógicos.


SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal.

2. Controle Social no SUS.

3. Resolução no 453/ 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

4. Constituição Federal, artigos de 194 a 200

5. Lei Orgânica da Saúde – Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508/2011

6. Determinantes Sociais da Saúde.

7. Sistemas de Informação em Saúde.

 

LEGISLAÇÃO APLICADA AOS SERVIDORES DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

1. Lei Orgânica do Distrito Federal e alterações posteriores.

2. Lei Complementar no 840, de 23 de dezembro de 2011 (dispõe sobre o regime jurídicos dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais).


HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO DF + RIDE

1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como saúde, desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, práticas de cidadania, educação, defesa dos direitos do consumidor, artes e literatura com suas vinculações históricas.

2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal.

 

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

1 Saúde coletiva.

1.1 Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

1.2 Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

1.3 Portaria GM no 154/2008 – Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

1.4 Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF) – 1974/1975

1.5 Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) – 1989

1.6 Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) – 2006

1.7 IBGE – Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) – 2008/2009

1.8 IBGE – Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) – 2009

1.9 Ministério da Saúde – Guia Alimentar para População Brasileira – 2006

 

2 Nutrição clínica.

2.1 Alimentos e nutrientes.

2.2 Fisiologia e metabolismo da nutrição.

2.3 Fundamentos básicos em nutrição humana.

2.4 Bases Metabólicas da Nutrição.

2.5 Nutrição nos diversos ciclos vitais (gravidez e lactação, infância, adolescência e envelhecimento).

2.6 Avaliação do Estado Nutricional na Prática Clínica (métodos de avaliação nutricional, estimativas das necessidades energéticas, diagnósticos nutricionais).

2.7 Semiologia Nutricional.

2.8 Atenção Nutricional nas diversas enfermidades: sistema cardiovascular, endocrinopatias e distúrbios metabólicos (obesidades, Diabetes Mellitus, dislipidemias, síndrome metabólica), desnutrição, anemias nutricionais e carência de micronutrientes, afecções do trato digestório, nefropatias, pneumopatias, afecções do sistema imunológico, oncologia, pré e pós-operatório de cirurgias gastrointestinais, erros inatos do metabolismo e alergias alimentares.

2.9 Terapia nutricional parenteral e enteral.

 

3 Administração de serviços de alimentação.

3.1 Administração em Serviços de Alimentação e Nutrição: planejamento, organização, coordenação e controle de unidades de alimentação e nutrição.

3.2 Técnica dietética (conceito, classificação e características dos alimentos).

3.3 Métodos de armazenamento, pré-preparo, preparo e conservação da qualidade dos alimentos.

3.4 Fundamentos microbiológicos (contaminação, alteração, conservação de alimentos, toxinfecção alimentar), higiene e controle sanitário.

3.5 Legislação sobre condições higiênico-sanitárias e boas práticas de fabricação.

3.6 Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).

3.7 Noções básicas de Vigilância Sanitária.

3.8 Sistema de distribuição de refeições.

3.9 Serviços de alimentação hospitalar.

3.10 Critérios para elaboração de cardápios.

 

4 Ética e legislação profissional.  

 

 

 

                                                                     LEIA COM ATENÇÃO:

O IFAR se reserva o direito de liberar gradativamente as aulas no decorrer do tempo de acesso do aluno ao curso (segundo previsto no contrato assinado eletronicamente pelo aluno no ato da compra, e de acordo com os termos de uso da plataforma). Essa medida tem por finalidade garantir que todos os tópicos sejam gravados dentro do prazo de realização do concurso (da publicação à aplicação das provas), pois alguns conteúdos específicos, cobrados mediantes atualizações dos editais, podem não estar disponíveis em acervo em função da inovação técnica ou da atualização das legislações.

 


 

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